top of page

Valéria de Oliveira

Valéria de Oliveira tem uma carreira construída ao longo de 25 anos. Iniciou em 1988 na cidade de Itajaí. É Atriz, professora. Mestre em Teatro (UDESC) – Especialista em Ensino da Arte: Fundamentos Estéticos e Metodológicos (FURB), Bacharel em Artes Cênicas (FURB). É atriz/fundadora do Grupo Porto Cênico desde 2004. Foi atriz e produtora dos grupos Pé na Tábua (1988/1992) – Ensamble Cia Teatral (1990/1991) – Téspis Cia de Teatro – (1993/2000) Cia Experimentus Teatrais (2001). É Professora da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI desde 2000, membro sócia da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação Artes Cênicas). Já lecionou como professora convidada na UNIPLAC, e lecionou a cadeira de interpretação no curso de Bacharel em Teatro da FURB (2004 e 2005). Ministrou aulas em nível de especialização, vinculados a Institutos como AUPEX e ICPG.

Caroline Carvalho

Iniciou sua carreira em 1999 na cidade de Blumenau. Atriz, contadora de histórias e professora, Mestre em Educação (UNIVALI), Bacharel e Licenciada em Teatro (FURB). Atriz do Grupo Porto Cênico da cidade de Itajaí desde 2007, aonde participou do elenco de 04 espetáculos, Devoradores de Livros e Folhetim, que estão arquivados; e BlaBli… BlaBlá e Bolsa Amarela, que estão em repertório. Atua no grupo ministrando oficinas de teatro e contação de histórias. Atua como professora em nível de especialização nas seguintes Instituições: Aupex e Uniasselvi. Formadora de contadores de histórias através de Oficina de Formação de Professores, nas instituições UNIVALI e ISEP Sinergia, tendo atuado em diversos municípios do Estado. Ministrou aulas em nível de especialização pela UNIVALI.

INTEGRANTES

Aline Barth

Iniciou sua carreira em 2007, aos 21 anos, na cidade de Indaial – SC. Licenciada em Artes- Música, pela FURB – Universidade Regional de Blumenau, em 2009, é arte-educadora desde 2006. Compõe o Grupo Detalhe de Teatro desde 2007 na função de atriz, cantora e preparadora vocal. Integra o Grupo Teatral Porto Cênico desde o primeiro semestre de 2013, nas mesmas funções. Atualmente é professora de Teoria Musical e Coral na Fundação de Cultura de Porto Belo – SC. Atuou em diversos espetáculos nas cidades de Indaial e Blumenau e fez a direção musical em três deles.

Karoline Gonçalves

É jornalista, pós-graduada em gestão da comunicação empresarial, começou suas atividades no Porto Cênico em 2014, atua como assessora de comunicação e desenvolve atividades na área de produção do Grupo. É responsável pela oficina de “Comunicação Estratégica: ações para fortalecer a imagem de grupos artísticos culturais no ambiente profissional”. Já atuou como assessora de imprensa da Fundação Cultural de Itajaí (2011 e 2012), quando assumiu a comunicação de duas edições do Festival de Música de Itajaí, Festival Brasileiro de Teatro, Salão Nacional de Artes. Também foi responsável por três edições do Itajaí em Cartaz (Mostra de teatro itajaiense). Já trabalhou na produção e comunicação de amis de 30 projetos culturais entre os anos de 2014 e 2016. Já trabalhou em jornal impresso, rádio e TV.

COLABORADORES

Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, atualmente faz parte do corpo docente permamente do Programa de Mestrado em Educação da UNIVALI. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Coordenadora Institucional do PIBID/2010 e do Projetode Formação de Leitores ContArte – contadores de histórias da UNIVALI. Participa como membro do comitê editorial da revista Contrapontos (UNIVALI), Mafuá (UFSC), Confluências Culturais (UNIVILLE) e Revista Porto Cênico (Porto Cênico). Participa de atividades cênicas junto ao Grupo de Teatro Porto Cênico. Desenvolve pesquisas sobre Leitura, Formação estética e Formação de professores.

Adair de Aguiar Neitzel

Marcelo F. de Souza

Ator, diretor, dramaturgo e bonequeiro itajaiense. Atua no Grupo Porto Cênico como Diretor do Espetáculo “Bolsa Amarela”. É colaborador em projetos de oficinas e demais atividades. Trabalha desde 1990 em diversas montagens teatrais para adultos e crianças. Entre seus últimos trabalhos como diretor estão o espetáculo de formas animadas “O Menino Maluquinho”, a tenda de teatro lambe-lambe “Espia Só” e o curta-metragem “Contraponto”. Participou de festivais de teatro em diversas regiões brasileiras. Recebeu diversos prêmios entre eles em 1995 recebeu o prêmio melhor ator no “X Festival Nacional de Teatro de Teresina” (PI) pelo espetáculo “O Homem com a Flor na Boca”.

bottom of page