O BANQUETE DE RICARDO
Sinopse
Inspirado no textos escrito em 1592 o texto “Ricardo III”, de Willian Shakespeare, esse foi o ponto de partida para a montagem “O Banquete de Ricardo. O espetáculo apresenta a história de Ricardo III, Rei da Inglaterra, morto em 1482, por meio da narrativa de três rainhas: Margarida, Elizabeth e Ana.
O texto Ricardo III é uma tragédia que fala sobre um tema muito contemporâneo, que é a luta descontrolada pelo poder. Fala de traição, corrupção e mentira. Uma situação muito similar a que se vive no Brasil, onde parece que todos estão mentindo o tempo
todo, no âmbito da política. Shakespeare retratou Ricardo como um tirano, um monstro sanguinário que abriu caminho para o trono com assassinatos, após a morte de seu irmão. Entre suas supostas vítimas estavam dois sobrinhos. A montagem “O Banquete de Ricardo” foi baseada na exploração da intensidade na cena. A atuação permitiu ao grupo Porto Cênico explorar uma cena que dialoga com o medo de um tempo corrupto e de ameaças, no qual todos sabem que as saídas são poucas e a esperança é escassa.
Ficha técnica:
Porto Cênico: Realização
Karoline Gonçalves: Produção executiva
Valéria de Oliveira: Atuação | Figurinos
Aline Barth: Atuação | Canção Original
Caroline Carvalho: Atuação
André Carreira: Direção | Roteiro
Osmar Domingos: Assistência de direção | Técnica
Criadoria: Arte gráfica
* Para download das fotos, clique aqui