Solo teatral aborda o tema “solidão” e será estreado nesta quarta e quinta-feira (27 e 28 de abril de 2016), às 20h37, no Teatro de Itajaí
O espetáculo "APTO 401" é um marco na carreira do Grupo Porto Cênico, pois em 12 anos de existência é a primeira montagem de um espetáculo solo. A estreia será nesta quarta e quinta-feira (dias 27 e 28), às 20h37, no Teatro Municipal de Itajaí. Do encontro da experiente atriz Valéria de Oliveira e do jovem diretor Osmar Domingos, nasce uma dramaturgia própria que provocará o público com diversificadas sensações que irão do riso a tristeza, do estranhamento ao alívio.
“Qual é a situação mais solitária pela qual alguém pode passar?”. O novo espetáculo “Apto 401” se desdobra a partir do conceito de solidão e teve disparador do processo criativo esta pergunta. “Além de ser o primeiro espetáculo solo, reencontramos um parceiro importante do Grupo que é Osmar Domingos, ex integrante. Mais um trabalho para comemorar 12 anos de trabalho para o Teatro esse local de pertencimento que nos humaniza e nos faz acreditar em dias melhores”, salienta a atriz Valéria de Oliveira.
Para o Diretor do trabalho, Osmar Domingos, na encenação contemporânea é bastante comum o espetáculo não apresentar uma síntese ao público, mas sugerir possibilidades para que este crie a própria narrativa do que experimentou. “A partir de três personagens trágicas da literatura teatral o espetáculo ‘Apto 401’ esboça três porquês que se entrelaçam e geram outras possíveis origens dessa absoluta solidão vista em cena, ‘o que acontece com estas personagens quando o texto acaba?’. O público é quem decide”, provoca o diretor.
PÚBLICO PARTICPA DA ENCENAÇÃO
A mulher que vemos em cena não é dado nome. Ela pode ser qualquer um de nós quando nos vimos sozinhos e frustrados frente a demanda por excelências e perfeições do espetáculo que é o cotidiano. Em “Apto 401” o público participa da encenação com micro ações, sendo personagens agentes dessa solidão: ex-maridos que abandonaram a mulher em cena, filhos que a desprezam ou irmãs em luto que choram pelo fantasma que vemos em cena.
O trabalho tem atuação de Valéria de Oliveira, direção de Osmar Domingos, com dramaturgia construída em processo, e canção de Aline Barth.
SINOPSE:
Sinopse Festa de aniversário é um espetáculo em si mesmo, um evento-soluço no cotidiano. No “Apto 401” haverá chapeuzinhos, bolo, bebidas, língua de sogra... Ela assoprará as velas. Venha, você é a convidada. Venha, você é o convidado.
Duração aproximada: 1 hora.
Classificação etária ideal: 16 anos.
FICHA TÉCNICA:
Osmar Domingos: direção | cenografia | iluminação | dramaturgia
Valéria de Oliveira: atuação | figurinos | adereços | dramaturgia
Aline Barth: canção original
Karoline Gonçalvez: assessoria de imprensa
Ana Beatriz de Oliveira: fotografia
Grupo Porto Cênico: produção
SERVIÇO:
O que? Estreia espetáculo Porto Cênico: Apto 401
Quando? Dias 27 e 28 de abril (quarta e quinta-feira)
Horário? 20h37
Onde? Teatro Municipal de Itajaí
Ingressos? À venda na bilheteria do Teatro Municipal de Itajaí ao valor de R$40 (inteira) e R$20 (meia).