Paciência, Limoeiro, Cahanduba, Laranjeiras, Imaruí, Nossa Senhora das Graças, Promorar, Murta, Cidade Nova e Brilhante II estão sendo contemplados
O Grupo de Teatro Porto Cênico, de Itajaí/SC, comemora os 12 anos de existência junto ao público, com oficinas, apresentações, exposição e lançamento de revista em 10 bairros do município: Paciência, Limoeiro, Cahanduba, Laranjeiras, Imaruí, Nossa Senhora das Graças, Promorar, Murta, Cidade Nova e Brilhante II. Projeto iniciou em agosto e segue até o dia 30 de outubro. O Patrocínio é do Atacadão, por meio da Lei Federal Rouanet.
O objetivo central do projeto é realizar democraticamente à dez comunidades rurais e vulneráveis de Itajaí (SC) o espetáculo para a infância "Bolsa Amarela", ministrar duas oficinas artísticas “Voz que te quero para cena" e "Corpo criante, corpo brincante", além de lançar uma publicação dos 12 anos de história do Porto Cênico e promover uma exposição visual itinerante nestas comunidades.
“O conjunto de ações foi pensado a partir da própria experiência do Grupo com a cidade, onde detectamos uma ausência de investimentos de apresentações e formação artística teatral. O projeto favorecerá artisticamente crianças, adolescentes, adultos, famílias e docentes, desenvolvendo desta maneira aspectos da estética”, enfatiza a atriz e uma das fundadoras do Grupo, Valéria de Oliveira.
AS OFICINAS PARA AS COMUNIDADES
As oficinas serão ministradas às comunidades nas quais ocorrerão as apresentações do espetáculo. Serão oferecidas aos alunos das escolas dos bairros, pais, mães e professores. Cada oficina terá uma bateria de 12 h/a. O objetivo das oficinas é estimular a prática e a fruição teatral na comunidade. Desta maneira, atenderemos uma diversidade de interesses teatrais e promoveremos a acessibilidade. “Por meio dessas baterias de oficinas estaremos compartilhando e construindo saberes e os democratizando, bem como, promovendo a inclusão social”, salienta a atriz Caroline Carvalho.
AS OFICINAS PARA AS ATRIZES DO GRUPO
Além disso, o projeto prevê duas outras oficinas de aperfeiçoamento técnico de 40h/a para as atrizes do Grupo, que poderão ser acompanhadas por outros artistas da cidade. Tal proposta de oficinas se faz necessária para que se possa oxigenar o pensamento do fazer teatral dentro Grupo e da própria cidade, bem como, para compor um arcabouço de práticas e vivências que possam ser incorporadas nas nossas dinâmicas de trabalho. Os ministrantes das oficinas serão Dr. André Carreira (SC) e Sandra Vargas (SP).
EXPOSIÇÃO
Com curadoria de Osmar Domingos, a exposição itinerante contempla registros dos espetáculos do Grupo. Ela está circulando nos dez bairros do projeto e demais espaços culturais da cidade.
PUBLICAÇÃO 12 ANOS
A Quarta edição da Revista do Porto Cênico tem como tema o próprio Grupo, construindo um registro histórico dos fazeres teatrais. Todas as comunidades estão recebendo a revista.
“Desta maneira, entendemos que este projeto possui relevante importância cultural e artística, pois, além de promover e dar sustentabilidade a manutenção artística continuada do Grupo, realiza a manutenção da experiência social e estética, onde todos os envolvidos sairão diferentes”, observa a produtora do projeto e do Grupo, Karoline Gonçalves.
PROGRAMAÇÃO:
Paciência - 3 a 6/Ago
Limoeiro - 10 a 13/Ago
Canhanduba - 17 a 20/Ago
Laranjeiras - 24 a 27/Ago
Imaruí - 31 a 3/Set
Nossa Senhora das Graças - 7 a 10/Set
Promorar - 14 a 17/Set
Murta - 21 a 24/Set
Cidade Nova - 28 a 1/Out
Brilhante II - 5 a 08/Out