top of page
Buscar
  • Foto do escritorimprensa

Grupo Porto Cênico apresenta três trabalhos teatrais e oferece palestra


Evento acontece gratuitamente em Itajaí, entre os dias 7 e 10 de março, na Casa da Cultura e Secretaria de Educação

Com o objetivo de oferecer repertório teatral para adultos e palestra sobre teatro, o Grupo Porto Cênico, de Itajaí (SC), irá promover o evento 7º Formação Estética e Poética. A programação será realizada entre os dias 07 e 10 de março, na Casa da Cultura Dide Brandão e Secretaria de Educação, gratuitamente, por meio do edital de Apoio a Eventos Culturais Comunitários da Fundação Cultural de Itajaí 2017.

A programação do evento apresenta três trabalhos do repertório do Grupo: duas apresentações do espetáculo “O Banquete de Ricardo” (baseado no texto Ricardo III de William Shakespeare), uma sessão do espetáculo “Bolsa Amarela” precedida por palestra para professores de arte e uma sessão do espetáculo “Apto 401”.

O evento é composto por atividades artísticas para que junto das discussões levantadas pelas obras possa oferecer também um desfrute estético e poético que abrirá novos olhares e percepções sobre a experiência social e política vivida no país.

Evento Formação Estética e Poética

Há sete anos o Grupo Teatral Porto Cênico promove o evento “Formação Estética e Poética”. A cada ano traz uma abordagem diferente e foi idealizado para promover formação teatral, uma vez que nossa cidade carece de órgãos como faculdade, conservatório ou escolas de teatro oficiais. É um evento que atinge a comunidade artística e a comunidade geral, sempre com a ideia de discutir, criar e refletir sobre temáticas diferentes.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 07 (quarta-feira)

Espetáculo Bolsa Amarela e Palestra “Teatro: as relações possíveis entre grupos e escolas”

Horário: 9h

Local: Secretaria de Educação de Itajaí

Mediador: Profª Me Valéria de Oliveira

Entrada gratuita

Sinopse: A peça narra a história de Raquel, menina de uns oito anos, que além de enfrentar as questões típicas da sua faixa etária, sente-se extremamente só, pois é a filha mais nova entre irmãos pelo menos, dez anos mais velhos. É a única criança numa casa de adultos, vivendo em um mundo de adultos. Vemos o mundo pela ótica dessa menina que inventa sua aventura de viver. Numa composição lúdica, Raquel dialoga consigo mesma, há um duplo inventado que carrega o espectador ao universo das crianças e suas possibilidades imaginativas.

Dia 08 (quinta-feira)

Espetáculo “Apto 401”

Horário: 19h30

Local: Casa da Cultura Dide Brandão

Entrada Gratuita

Limite de público: 80 pessoas – retirada de ingresso uma hora antes

Sinopse: A mulher que vemos em cena não é dado nome. Ela pode ser qualquer um de nós quando nos vimos sozinhos e frustrados frente a demanda por excelências e perfeições do espetáculo que é o cotidiano. Em “Apto 401” o público participa da encenação com micro ações, sendo personagens agentes dessa solidão: ex-maridos que abandonaram a mulher em cena, filhos que a desprezam ou irmãs em luto que choram pelo fantasma que vemos em cena.

Dias 09 e 10 (sexta e sábado)

Horário: 19h30

Local: Casa da Cultura Dide Brandão

Espetáculo “O banquete de Ricardo”

Entrada Gratuita

Limite de público: 40 pessoas – retirada de ingresso uma hora antes

Sinopse: Escrito em 1592 o texto “Ricardo III”, de Willian Shakespeare, foi o ponto de partida para a montagem. O espetáculo apresenta a história de Ricardo III, Rei da Inglaterra, morto em 1482, por meio da narrativa de três rainhas: Margarida, Elizabeth e Ana. O espetáculo apresenta um tema muito contemporâneo, que é a luta descontrolada pelo poder. Fala de traição, corrupção e mentira.

Assessoria de imprensa:

Karoline Gonçalves

DRT 6113/SC

bottom of page