top of page
Buscar
  • Foto do escritorimprensa

Grupo de Itajaí estreia espetáculo para bebês de zero a três anos


Ingressos são gratuitos e devem ser reservados via e-mail portocenico@portocenico.com.br. O Grupo de Teatro Porto Cênico, de Itajaí-SC, estreará no dia 13 de setembro seu mais novo espetáculo: “CASA”. É uma peça para bebês de zero a três anos de idade, trabalho de caráter inédito em Santa Catarina. Duas sessões serão apresentadas, às 15h e às 19h30, no Teatro Municipal de Itajaí.

Com direção da atriz Sandra Vargas (Sobrevento-SP), o espetáculo aborda a saudade que os adultos sentem da sua infância e também da infância dos seus filhos. A partir de memórias das próprias atrizes, Aline Barth e Valéria de Oliveira, o espetáculo traz uma dramaturgia que apresenta histórias de duas mulheres, ora mães, ora filhas. O movimento, as sonoridades, a relação com objetos e a presença das atrizes, constroem uma narrativa que dialoga criativamente e artisticamente com o universo dos bebês. Afirmando dessa maneira, um momento de prazer estético para o bebê por meio de um universo poético.

“Muita gente pensa que 30 ou 40 bebês juntos, choram, mas eles não choram. Eles contemplam, eles assistem, eles percebem e eles sentem. E se eles são capazes disso tudo, eles são capazes de usufruir de uma peça de teatro. O Porto Cênico ao levar para os palcos o teatro para crianças de zero a três anos, contribui muito para o panorama teatral da cidade, do estado e do país, pois são poucos os artistas que de dedicam a esta linguagem”, enfatiza Sandra Vargas, do Grupo Sobrevento-SP, diretora do espetáculo CASA.

Como a linguagem de teatro para bebês ainda é pouco explorada no Brasil, sobretudo no estado catarinense, o Grupo Porto Cênico vem pesquisando este universo há três anos, inclusive com intercâmbios para outros estados e em participação de atividades ministradas por profissionais de outros países. O grupo tem como referência os trabalhos de duas companhias: Sobrevento (Sobrevento-SP) e La Casa Incierta (Espanha/Brasil).

“Foi necessário desenvolver esta pesquisa antes de partir para a montagem, pois esta linguagem é pouca explorada no Brasil, são raros os Grupos que trabalham com Teatro para Bebês. Esta linguagem exige uma série de especificidades, cuidados e necessidades. Após três anos de investigação o Grupo se sente preparado para a montagem, que será inédita em Santa Catarina”, afirma a produtora do projeto, Karoline Gonçalves.

“Importante salientar que este espetáculo aposta no silêncio como canal de comunicação, buscando uma contracorrente ao excesso de estímulos e necessidade contemporânea de tudo, a todo tempo, estar preenchido, evitando o sentir. Gosto também de deixar claro que este espetáculo não é uma experiência pedagógica, ele não caminha pelas vias escolares, sua via é poética”, acrescenta Valéria de Oliveira, atriz e docente do Porto Cênico.

O projeto de montagem do espetáculo é patrocinado pela Prefeitura de Itajaí, por meio da Fundação Cultural e via isenção fiscal da empresa APM Terminals.

SERVIÇO:

Estreia espetáculo “CASA”, para bebês de zero a três anos

Grupo de Teatro Porto Cênico (Itajaí-SC)

Data: 13 de setembro (quinta-feira)

Horários: 15h e 19h30

Local: Teatro Municipal de Itajaí

Ingresso: gratuito – reservar pelo e-mail portocenico@portocenico.com.br

Plateia limitada a 30 bebês acompanhados de um adulto cada

Mais informações www.portocenico.com.br ou (47) 9 9914-73 96 (Karoline)

bottom of page