O Grupo de Teatro Porto Cênico (Itajaí-SC) existe há 14 anos e é formado por quatro mulheres. Entre os dias 16 e 21 de outubro fará uma bateria de apresentações gratuitas de espetáculos por meio do projeto “Teatro: o feminino que circula”. Serão apresentados os seguintes trabalhados: “O Banquete de Ricardo”, “Bolsa Amarela” e “Apto 401”, promovendo discussões afirmativas acerca da vivência feminina na sociedade contemporânea. Os espetáculos possuem apenas mulheres no elenco e trazem como mote a figura feminina.
Os espetáculos propostos para circulação são espetáculos que apresentam dramaturgia própria, se desenvolvem para faixas etárias diversificadas, prezam pela qualidade artística e têm como mote principal: a figura da mulher. As apresentações acontecerão em escola, biblioteca e Casa da Cultura Dide Brandão.
O projeto está sendo viabilizado pela Fundação Cultural de Itajaí, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e isenção fiscal da empresa APM Terminals.
Bolsa Amarela
Este espetáculo é livremente inspirado no livro de Lygia Bojunga: “A bolsa amarela” e traz como mote central a infância pela ótica de uma criança, uma menina chamada Raquel. Numa composição lúdica, Raquel dialoga consigo mesma e carrega o espectador ao universo das crianças e suas possibilidades imaginativas.
Apto 401
O espetáculo “Apto 401” é um espetáculo solo que se desdobra a partir do conceito de solidão. O disparador para o processo criativo é a questão: qual é a situação mais solitária pela qual alguém pode passar? A mulher que vemos em cena não é dado nome. Ela pode ser qualquer um de nós quando nos vemos sozinhos e frustrados frente a demanda por excelências e perfeições do espetáculo social que é o cotidiano.
O Banquete de Ricardo
O espetáculo “O Banquete de Ricardo” é baseado no texto de “Ricardo III”, de Willian William Shakespeare, escrito em 1592. A história do Rei da Inglaterra é narrada por três rainhas: Margarida, Elizabeth e Ana. A montagem apresenta um quadro muito similar ao da cena política do nosso país: medo, traição, corrupção e uma luta cega pelo poder.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 16 de outubro |terça-feira às 10h e às 16h
Espetáculo Bolsa Amarela
Escola Básica Prefeito Alberto Werner – Bairro Ressacada
Dia 17 de outubro | quarta-feira às 19h30
Espetáculo Apto 401
Casa da Cultura Dide Brandão
Dia 18 de outubro | quinta-feira às 10h
Espetáculo Bolsa Amarela
Biblioteca Pública Municipal
Espetáculo Apto 401
19h30 – Casa da Cultura Dide Brandão
Dia 20 e 21 de outubro | sábado e domingo às 19h30
Espetáculo O Banquete de Ricardo
Casa da Cultura Dide Brandão