top of page
Buscar
  • Foto do escritorimprensa

Festival Nova Cena tem inscrições prorrogadas

Grupos de estudantes de todo país ainda podem se inscrever até 10 de julho para participar do evento

As inscrições para participar do 1º Festival Nacional Nova Cena – Teatro feito por estudantes - e do 1º Seminário “Práticas Pedagógicas em Teatro: Por onde andamos?” foram prorrogadas até 10 de julho. Grupos de todo país formados por estudantes de teatro de espaços não formais ainda podem se inscrever nos eventos on-line preenchendo o formulário que está disponível no site <festivalnovacena.com.br>. Nele está o edital onde estão todos os detalhes sobre o projeto. As atividades são promovidas pelo Grupo de Teatro Porto Cênico com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí.

As ações, que ocorrerão de 15 a 18 de setembro de 2021, objetivam valorizar as práticas teatrais realizadas por jovens que participam de grupos, frequentam cursos e ou escolas de teatro em espaços não formais. Como por exemplo, instituições mantidas por grupos de teatro, casas de cultura, teatros ou fundações culturais, além de estudantes de teatro em iniciativas que promovam a participação de pessoas com deficiência, grupos de estudos em teatro coordenados por artistas, entre outros. Os eventos terão transmissão on-line no canal do Grupo de Teatro Porto Cênico no youtube.com/portocenico




"O Porto Cênico pretende fomentar o teatro feito por estudantes promovendo o intercâmbio, a reflexão e a difusão do teatro e da pedagogia teatral. Trata-se ainda de um festival não-competitivo, mas que busca incentivar e valorizar a nova cena teatral do país e o compartilhamento de experiências entre os grupos, suas diretoras, seus diretores, suas professoras e seus professores", afirma a coordenadora geral do projeto, Valéria de Oliveira.

A curadoria irá selecionar cinco vídeos de espetáculos com diferentes modalidades e gêneros para participar do 1° Festival Nacional de Teatro Nova Cena. As peças poderão ser inéditas ou já estreadas. Não poderão integrar o elenco do espetáculo inscrito atrizes e atores profissionais. A divulgação dos selecionados para compor a programação do festival será em 30 de julho no site portocenico.com.br. Cada vídeo selecionado receberá o valor de R$2 mil pela participação.


Já o 1º Seminário “Pedagogia do Teatro: Por onde andamos?”, acontecerá nos dias 16 e 17 de setembro, contando com a participação de diretoras, diretores, professoras e professores dos espetáculos selecionados para o festival. A proposta é refletir sobre as peças selecionadas, as práticas pedagógicas adotadas pelos grupos de estudantes e promover a troca de experiências. A orientadora e ou orientador do espetáculo selecionado para o festival está automaticamente dentro da programação do seminário.

Os eventos on-line são promovidos pelo Grupo de Teatro Porto Cênico, por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, da Fundação Cultural e Prefeitura Municipal com a renúncia fiscal de três empresas: APM Terminals, Contabilidade Auditar e Rogerio Philippi.

Mais informações:

(47) 9 9914-7396 - Karoline Gonçalves

Comments


bottom of page