top of page
Buscar
  • Foto do escritorimprensa

Grupo de Teatro Porto Cênico completa 17 anos de existência


Em março o Grupo de Teatro Porto Cênico, Itajaí-SS, comemora 17 anos de existência. E desta vez, os festejos serão virtuais por meio da transmissão do espetáculo “Uma epifania, uma tentação, uma obscenidade”. O este espetáculo possui cinco versões diferentes envolvendo sete atrizes catarinenses. O público poderá conferir a versão número 1 com o elenco: Carina Carboni, Paula Viena e Valéria de Oliveira, em dois dias de programação, na segunda e terça-feira (08 e 09/03), às 20 horas, pelo Canal deYoutube do Grupo.


Sobre o espetáculo

A peça parte de uma construção coletiva entre as atrizes. Nasce em ensaios dentro das próprias casas e se funde a uma ideia de improviso, criação autoral e autônoma, performance e formação. A dramaturgia é baseada em contos da autora Clarice Lispector e dos autores Caio Fernando Abreu e Ignácio Loyola Brandão, que falam de amor e solidão de formas poéticas e também inusitadas. A classificação é 16 anos e o espetáculo tem duração de 35 minutos.

Sobre o grupo

O Porto Cênico é um grupo de teatro que se desenvolve a partir de atividades artísticas na cidade de Itajaí desde 2004. Sua práxis é mantida pelas atividades de pesquisa, produção de espetáculos teatrais, registro por meio de sua revista e da pedagogia do teatro por meio de seus cursos e oficinas.

A dinâmica grupal se dá por meio da própria metáfora que o grupo carrega em seu nome Porto: um lugar de chegadas e partidas. Desta forma, há uma organização em todos os projetos e espetáculos com diferentes pessoas que compõem as diversificadas atividades. Assim, se formula uma composição grupal bastante eclética, transitória e dinâmica.

O projeto está sendo viabilizado pelo edital de credenciamento de prêmios e projetos artístico-culturais, da Fundação Cultural de Itajaí, oriundos da Lei nº 14.017 de 29 de junho de 2020 – Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.



 


Commenti


bottom of page