top of page
Buscar
Foto do escritorimprensa

Porto Cênico estreia espetáculo inédito e online neste sábado (12)

Projeto cultural executado por mulheres catarinenses terá cinco versões diferentes do mesmo espetáculo e gratuitas até 26 de setembro

Em tempos de pandemia, o Grupo de Teatro Porto Cênico (Itajaí/SC) se reinventa e estreia, neste sábado (12) às 20h, o espetáculo inédito “Uma epifania, uma tentação e uma obscenidade”. A peça gratuita será transmitida ao vivo pelo canal de YouTube do grupo, em cinco versões diferentes, com atrizes convidadas de Itajaí, Joinville e Blumenau. Após cada apresentação haverá roda de conversa com o elenco. A programação faz parte do projeto “Porto Cênico: Outras Mulheres”, que tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, por meio da APM Terminals.



Com produção, execução e direção feita por mulheres, o projeto cultural valoriza a força feminina no teatro catarinense. Ao todo, são 13 profissionais envolvidas, sendo oito atrizes. As temáticas das atividades perpassam o universo feminino e a construção coletiva como meio de fortalecimento das práticas teatrais feitas por mulheres atrizes do Estado de Santa Catarina.


A iniciativa estreou na segunda-feira (7) com espetáculo para infância A sua Voz: uma peça sobre Malala, que chegou a mais de 200 espectadores simultâneos em uma das sessões. Neste sábado, a programação do projeto tem continuidade com o espetáculo inédito “Uma epifania, uma tentação e uma obscenidade”. A peça terá cinco diferentes versões, explorando a interpretação de cada atriz convidada: Ângela Finardi (Joinville), Sabrina Moura (Blumenau), Zanza França (Blumenau) e Ana Marcolina (Itajaí). Carina Carboni, Paula Viena e Valéria de Oliveira integram o elenco do Porto Cênico.


A peça inédita parte de uma construção coletiva entre as atrizes. Nasce em ensaios dentro das próprias casas e se funde a uma ideia de improviso, criação autoral e autônoma, performance e formação. A dramaturgia é baseada em contos da autora Clarice Lispector e dos autores Caio Fernando Abreu e Ignácio Loyola Brandão, que falam de amor e solidão de formas poéticas e também inusitadas.



Além da apresentação deste sábado, a peça será transmitida ainda nos dias 17, 22, 24 e 26 de setembro, sempre às 20h, no canal de Youtube do Porto Cênico. Após cada sessão haverá uma roda de conversa com as atrizes envolvidas.


Confira a programação completa do projeto “Porto Cênico: Outras Mulheres”:

Segunda-feira - 07 de setembro

Abertura do Evento

Espetáculo: A sua voz: uma peça sobre Malala

Sessões: 11h e 17h

Sábado - 12 de setembro

Estreia do Espetáculo “Uma epifania, uma tentação, uma obscenidade”

Versão 01

Com: Carina Carboni, Paula Viena e Valéria de Oliveira (Porto Cênico)

Sessão: 20h

Quinta-feira - 17 de setembro

Espetáculo “Uma epifania, uma tentação, uma obscenidade”.

Versão 02

Com: Zanza França (atriz convidada), Carina Carboni e Valéria de Oliveira (Porto Cênico)

Sessão: 20h

Terça-feira - 22 de setembro

Estreia do Espetáculo “Uma epifania, uma tentação, uma obscenidade”

Versão 03

Com: Ana Marcolina (atriz convidada), Paula Viena e Valéria de Oliveira (Porto Cênico)

Sessão: 20h

Quinta-feira - 24 de setembro

Espetáculo “Uma epifania, uma tentação, uma obscenidade”

Versão 04

Com: Sabrina Moura (atriz convidada), Paula Viena e Valéria de Oliveira (Porto Cênico)

Sessão: 20h

Sábado - 26 de setembro

Espetáculo “Uma epifania, uma tentação, uma obscenidade”

Versão 05

Com: Ângela Finardi (atriz convidada), Carina Carboni e Valéria de Oliveira (Porto Cênico)

Sessão: 20h

OBS: Após cada apresentação haverá roda de conversa com as atrizes do elenco.

_______________


Texto de Maikeli Alves

コメント


bottom of page