Quatro cidades de Santa Catarina recebem apresentações gratuitas do espetáculo Casa - Teatro para Bebês
- imprensa

- 1 de out. de 2025
- 3 min de leitura
Circulação promovida pelo Instituto Porto Cênico passará, durante o mês de outubro, por São Francisco do Sul, Indaial, Brusque e São José. Ao todo, serão 16 sessões da peça e uma formação para professores
Quatro cidades de Santa Catarina receberão, em outubro, a circulação gratuita do espetáculo Casa – Teatro para Bebês, promovida pelo Instituto Porto Cênico (Itajaí/SC). Ao todo, serão 16 apresentações em Centros de Educação Infantil (CEIs) municipais, além de oficinas formativas para professores da rede pública. A proposta é proporcionar a bebês de 0 a 3 anos uma experiência poética, sensorial e artística pensada especialmente para eles, além de sensibilizar a comunidade escolar sobre a temática. Os municípios que receberão a circulação são: São Francisco do Sul, Indaial, Brusque e São José. A expectativa é atingir cerca de 700 pessoas, entre crianças e professores.

Serão quatro apresentações por cidade, com início dia 6 de outubro em São Francisco do Sul. No dia 13, serão realizadas as apresentações para crianças em Indaial e, no dia 20, é a vez de Brusque receber a peça teatral. A cidade de São José encerra a agenda, no dia 27, com mais quatro sessões. O projeto também proporcionará uma formação para professores, com atividades presenciais, no dia 8 de outubro, em Indaial, e no dia 24 de forma on-line. A intenção da oficina é aprofundar a compreensão sobre a potência do teatro para bebês como ferramenta pedagógica.
“A linguagem de teatro para bebês ainda é pouco explorada em Santa Catarina, e esta circulação é uma oportunidade de sensibilizar mais pessoas, especialmente professores de CEIs, sobre sua importância. Os bebês realmente apreciam o espetáculo, ficam concentrados na cena e demonstram uma escuta muito atenta ao que acontece no palco”, afirma Valéria Oliveira, atriz do Instituto Porto Cênico.
Criado para a primeiríssima infância, o espetáculo Casa tem direção de Sandra Vargas, do Grupo Sobrevento (SP), referência nacional na linguagem para bebês. Premiado em 2020 pelo Prêmio Petrobras para a Infância e com circulação nacional em 2021, a peça apresenta histórias de duas mulheres, ora mães, ora filhas, interpretadas por Aline Barth e Valéria de Oliveira. Com movimento, sonoridades e objetos, a dramaturgia convida os bebês a uma experiência estética sensível, que aposta no silêncio como forma de comunicação e contrasta com o excesso de estímulos da vida contemporânea. A peça tem duração de 30 minutos.
O projeto de circulação do espetáculo Casa – Teatro para Bebês tem incentivo estadual do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), por meio do Governo do Estado de Santa Catarina e da Fundação Catarinense de Cultura. A empresa incentivadora é a Celesc.
Mais informações estão disponíveis no site https://www.portocenico.com.br/espetáculo-casa e no Instagram @portocenico.
Mediação do espetáculo Casa: https://www.portocenico.com.br/mediacao-casa
Agenda do projeto de circulação do espetáculo Casa:
Dia 6/10 - São Francisco do Sul
Dia 13/10 - Indaial
Dia 20/10 - Brusque
Dia 27/10 - São José
Serão 4 sessões em cada cidade.
O projeto também proporcionará uma formação para professores, com atividades presenciais, no dia 8 de outubro, em Indaial, e no dia 24 de forma on-line.
Patrocínio:
O projeto de circulação do espetáculo Casa – Teatro para Bebês tem incentivo estadual do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), por meio do Governo do Estado de Santa Catarina e da Fundação Catarinense de Cultura. A empresa incentivadora é a Celesc.

Comentários